Fisioterapia

Prevenção, reabilitação da capacidade física e funcional, tratando doenças e lesões.

A Fisioterapia Ortopédica/Traumatológica atua na reabilitação de doenças que afetam ossos, músculos, ligamentos e articulações. Tem como objetivos principais diminuir a dor e a inflamação, ganhar amplitude de movimento e melhor a flexibilidade a fim de restaurar funções físicas de cada paciente.

Indicações:

• Tendinites;
  • Busites;
  • Hérnias de disco;
  • Entorses;
  • Fraturas;
  • Pós-operatórios;
  • Lombalgia e Cervicalgia, entre outras.

São utilizados recursos de eletroterapia (ultrasom, tens, ondas curtas) para eliminar dor e inflamação, e cinesioterapia (Exercícios) para ganhar força e alongamentos.

O fisioterapeuta avalia, reavalia, prescrever órteses, próteses, tratamento físico, dá diagnóstico cinesiológio-funcional, prognóstico, intervenção e alta, dentro de sua tipicidade assistencial.

Fisioterapia em Gerontologia

A Fisioterapia Gerontológica consiste em uma abordagem integral e humanizada do idoso, enfocando as particularidades do processo do envelhecimento. É preciso valorizar a singularidade do idoso, abordando toda sua história e considerando os seus aspectos biológicos, psicológicos e sociais.

Quais os benefícios para os idosos?

É importante envolver os idosos em atividades que ajudem os mesmos a se sentirem melhor, se aceitarem e aceitarem os demais. Essas atividades podem melhorar a agilidade do idoso e fazê-lo sentir, valorizar e conhecer o próprio corpo.

A prática de exercício físico orientado por um profissional qualificado é de extrema importância, visto que cada idoso possui suas particularidades, sendo necessário um atendimento individualizado e personalizado.

O exercício físico ajuda a minimizar os riscos de desenvolvimento de doenças, além de agir como forma terapêutica nas já existentes.

A prática de exercício físico no idoso possui como benefícios:

• Melhora a composição corporal;
  • Diminui dores articulares;
  • Aumenta a massa muscular;
  • Ajuda o aumento da densidade mineral óssea;
  • Reduz o peso corporal;
  • Melhora da pressão arterial em repouso;
  • Melhora a função pulmonar;
  • Melhora o equilíbrio e marcha, prevenindo quedas;
  • Melhora da utilização de glicose;
  • Melhor controle da glicemia;
  • Melhora do perfil lipídico;
  • Aumenta a capacidade aeróbia;
  • Melhora de força e de flexibilidade;
  • Diminui a resistência vascular;
  • Melhor a circulação periférica;
  • Ajuda para os benefícios psicossociais;
  • Alívio da depressão;
  • Aumento da autoconfiança;
  • Melhora da autoestima.

Os serviços da fisioterapia gerontológica podem ser executados nas dependências da Clínica Physio Vitta, ou em vários casos, na residência do paciente, com orientação da família com os cuidados com o idoso, no dia-a-dia familiar.

Agende uma Avaliação

Preencha o formulário e agende uma avaliação com nossos profissionais.